terça-feira, 21 de outubro de 2008

Início da vida social… =D

As coisas cá por casa também já começam a ficar mais orientaditas….tirando termos estado 2 semanas sem internet, íamos morrendo….já vamos todos às compras, eu e a Sara cozinhamos, jantamos juntos e os meninos limpam a cozinha no final =), somos uma autêntica família. Sou mais que mães deles, até me levanto mais cedo para os levantar e depois volto para a cama, porque não necessito de me levantar tão cedo =D. Também vamos à internet todos juntos, quer dizer, cada um no seu PC na sala, para não estarmos isolados nos quartos =P.

Vamos ao que interessa… a faculdade, que é para isso que cá estamos =/. O horário e as cadeiras que tenho de fazer estão mais ou menos bons dentro do que é possível arranjar. A minha primeira aula foi um desastre, quer dizer, na primeira aula a professora não apareceu =/. Contudo, isto de ter aulas em italiano não dá com nada, além de não se entender nada porque há alguns professores que falam muito rápido e ainda há uma que se farta de falar e eu não entendo nada =(. Não sou só eu que não os entendo, eles também não me entendem =), um professor pediu-me para eu escrever o meu nome no quadro quando estávamos a fazer a apresentação oral de cada um. Há outra que insistia e dizer que eu era polaca, quando eu lhe dizia que era portuguesa, a mulher é surda, o que é que se há-de fazer!? Mas também tenho um professor que fala muito baixinho, e quando alguém fala para ele pede para falarem mais alto =/, mas este senhor também é muito voluntário, já que me disse que por eu ser Erasmus não me ia facilitar a vida, e que ainda era pior se eu não falasse italiano =. Na aula de projecto, logo na de apresentação, tive de fazer um grupo para trabalhar, pois bem, eu sem falar a língua, sem conhecer ninguém, a melhor solução que encontrei foi de ir falar com a assistente. A senhora não tem mais nada e diz para a turma, se nos próximos 3 minutos ninguém arranjar um grupo à Ana Sofia, a portuguesa, vamos ter sérios problemas =D, pois surgiram logo dois rapazes italianos que estavam sozinhos. Há ainda aqueles professores porreiros, que no final das aulas me vão dar um CD com as apresentações todas de power point para eu poder estudar =).

Bem… as saídas à noite também fazem parte da experiência Erasmus =D, mas sempre com a responsabilidade de ir às aulas no dia seguinte =. Apesar de não falar o italiano, o espanhol está mais que exercitado, até já os portugueses dizem que eu não sou portuguesa, os espanhóis dizem que sou espanhola porque falo muito bem, pois bem, eu começo a não saber de que nacionalidade sou =P. Até já engano os portugueses, visto que falo muito bem, ou não, espanhol, pensam que sou espanhola e não se podem crer quando digo que sou portuguesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa coisa da conversa em italiano só lá vai com muito exercicio. Mas tu estás habituada aos treinos e por isso vás conseguir.

Ainda bem que se sentem uma verdadeira familia. Aliás, isso lembra-me a frase que está na porta do frigorifico de Lisboa.

Quanto a não saberes de que terra és, eu dou-te uma ajuda: és uma cidadã do Mundo, e que sejas com muito orgulho.